NOTÍCIAS

NOTÍCIAS


Rafael Cammarota est no Fluzo

Publicado em 27/12/2011 ás 21:01:15

Divulgação
O ex-goleiro Rafael Cammarota vai treinar os arqueiros do Touro do Sertão 
 
 
Os goleiros do Fluzão vão ter um motivo  a mais para se esforçar nos treinamentos. É que a partir de amanhã passam a ser comandados por nada mais nada menos por Rafael Cammarota, um dos goleiros renomandos do futebol brasileiro, na década de 80, que inclusive chegou a defender a seleção brasileira e atualmente atua como técnico profissional. Cammarota, 58 anos, é natural de São Paulo/SP e iniciou a carreira nas divisões de base do Corinthians  onde conquistou os dois primeiros títulos da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior (1969/70), o ex-arqueiro lembrou das campanhas vitoriosas ao lado do consagrado lateral-esquerdo Wladimir e do ex-ponta-esquerda Pitta. Depois de se profissionalizar pelo Corinthians ele foi para Campinas, onde passou a defender a Ponte Preta, emprestado pelo clube que o revelou. No time campineiro, foi vice-campeão do Campeonato Paulista em 1977, perdendo justamente para o alvinegro do Parque São Jorge na final.
 
O ex-goleiro ainda passou pelo Grêmio Maringá e voltou ao Corinthians para levantar a taça do Campeonato Paulista de 1982, transferindo-se para o Atlético (PR) após a conquista.Ao lado dos eternos ídolos da torcida atleticana, Assis e Washington, dupla que ficou popularmente conhecida como ‘Casal 20’, Cammarota conquistou o título do Campeonato Paranaense daquele ano e participou do bicampeonato no ano seguinte.
 
Ao contrário do que todos poderiam imaginar, a carreira de Rafael foi marcada por uma transferência bastante incomum. Curiosamente, enquanto ainda defendia o Atlético, o atleta teve seu passe negociado justamente com o arquirrival do time paranaense, o Coritiba. Essa mudança viria a marcar a vida do goleiro, permanentemente. Chegando ao Coritiba, em 1985, Rafael Cammarota foi goleiro titular na campanha que levou o time ao título inédito do Campeonato Brasileiro, derrotando o Bangu (RJ) nos pênaltis, na final da competição. 
 
Rafael ainda defenderia o São José, Sport (PE), Santo André, Ferroviária e Fortaleza (CE), voltando ao clube do ABC paulista em 1995, onde encerrou a carreira de jogador.  Depois de aposentado e sem atuar entre as quatro linhas, Rafael Cammarota não se afastou do futebol e decidiu continuar seu trabalho, desta vez fora do campo. Como treinador de goleiros, esteve no São José no Santo André e no Guarani. Como técnico, comandou a União Barbarense, o Atlético Catarinense  e o União Mogi, o Cascavel (PR) em 2008, e noMogi Mirim.  
 
O profissional chega esta noite em Feira de Santana e amanhã será apresentado aos jogadores iniciando as suas atividades