NOTÃCIAS

NOTÃCIAS


Para dirigentes, fórmula de dois turnos é mais interessante

Publicado em 10/11/2009 ás 15:43:44

 

Com o calendário apertado por conta da realização da Copa do Mundo – programada para o próximo mês de junho – na África do Sul, o Campeonato Baiano de 2010 deve realmente sofrer mudanças em relação a sua fórmula de disputa. O arbitral que define sistema de disputa e regulamento do certame acontece amanhã às 9h30min, na sede da Federação Bahiana de Futebol no Palácio dos Esportes, em Salvador. Para este encontro, os dirigentes do Touro do Sertão devem defender uma fórmula de dois turnos para motivar o campeonato.
 
Diante disso a proposta que deve ser formulada pelos dirigentes é a seguinte: 12 clubes divididos em duas chaves de seis, fazendo jogos de ida e volta dentro da chave, se classificando os dois melhores para a fase semifinal e dois para a final do turno. O mesmo processo acontece no segundo turno e vão para a grande final os campeões dos dois turnos.  
 
De acordo com o diretor de futebol do Fluminense Antônio Carlos Machado, esta seria a fórmula ideal. “É muito mais interessante porque além de prender o público, pode criar uma expectativa de boas rendas. Não sabemos ainda bem a disponibilidade de datas, mas esta é a nossa proposta, até mesmo para fugir morosidade tornando assim a competição atraente”, explica.
 
 A FBF deve apresentar a seguinte proposta: os 12 clubes sejam divididos na primeira fase em dois grupos de seis cada As equipes jogariam dentro dos próprios grupos, em sistema de ida e volta, classificando-se os quatro melhores de cada chave. Numa segunda fase, as oito equipes classificadas se dividiriam em mais dois grupos de quatro times, classificando-se os dois melhores de cada chave para as semifinais, que passariam a ser disputadas no sistema \'mata-mata\'.