NOTÃCIAS

NOTÃCIAS


Hoje tem clássico no Jóia da Princesa

Publicado em 09/02/2011 ás 10:53:48

 
Elvis Oliveira
 
O Fluminense leva vantagem no confronto geral, porém não vence o Bahia de Feira há mais de um ano
 
Fluminense e Bahia de Feira disputam hoje, às 20h30, no Estádio Joia da Princesa, uma das partidas mais esperadas entre os dois times nos últimos tempos. A partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2011, marca o encontro de vice-líderes dos grupos 1 e 2 da competição: de um lado, o Tremendão, segundo na chave 1, com 11 pontos, e do outro o Touro do Sertão, vice na chave 2, com 10 pontos ganhos. Independente de qualquer situação, em campo estará uma rivalidade que tem meio século de história.
A rivalidade entre Fluminense e Bahia de Feira começou ainda no amadorismo e depois foi transferida para a esfera profissional, onde, na verdade, foram registrados poucos confrontos entre os dois por conta da participação irregular do Bahia de Feira em certames oficiais promovidos pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Computando as partidas de campeonatos Baiano da 1ª e 2ª divisões, Taça Estado da Bahia e Copa Jaques Wagner, Fluminense e Bahia de Feira se enfrentam tão somente 15 vezes. O primeiro jogo aconteceu no estadual de 1968, no dia 19 de julho, quando o Flu venceu por 2 x 1: os gols foram marcados por Messias e Veraldo para o tricolor, enquanto Robertinho descontou para o Tremendão.
Naquele ano, as equipes se enfrentaram mais uma vez e depois só se encontrariam 15 anos mais tarde no Baianão de 1983, quando fizeram mais dois jogos. Voltariam a jogar mais duas partidas no estadual de 1987 e depois de um intervalo de 11 anos voltariam a se encontrar na Taça Estado da Bahia, em 1998. Um ano depois duelaram pela 2ª divisão, quando o Fluminense foi rebaixado e, desde então, o Bahia literalmente parou as suas atividades profissionais.
Os tradicionais rivais só voltaram a jogar há dois anos pela Copa Governador Jaques Wagner, na nova fase administrativa do Bahia de Feira. Ao todo, nos 15 confrontos o Fluminense leva uma larga vantagem em relação ao rival: venceu oito vezes, empatou cinco e perdeu somente duas. Marcou 22 gols, sofreu 15 e tem um saldo positivo de oito gols.
Se o Touro tem a vantagem geral nos confrontos, por outro lado, tem um tabu a ser quebrado: o de não vencer o Tremendão há um ano e cinco meses. O último triunfo aconteceu no dia 18 de outubro de 2009, quando venceu por 2 x 0 pela Copa Estado. Depois disso, os times se enfrentaram outras cinco vezes com três empates e dois triunfos do Tremendão.