NOTĂŤCIAS

NOTĂŤCIAS


Baianăo 2010 tem sistema de disputa diferente

Publicado em 11/11/2009 ás 15:26:32

 

FBF

Os dirigentes aprovaram o regulamento e o sistema de disputa da competição

 

Está tudo definido em relação ao Campeonato Baiano 2010, que vai começar no próximo mês de janeiro. Hoje, pela manhã,  aconteceu arbitral na sede Federação Bahiana de Futebol – FBF – que contou com a participação dos dirigentes de todas as equipes. A fórmula proposta pela entidade teve o apoio da maioria dos clubes.
 
O sistema de disputa aprovado consiste no seguinte: os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis times cada. Na etapa inicial, as agremiações de uma chave jogam contra as da outra, em sistema de ida e volta. Ao final desta fase, as quatro melhores de cada chave passam para a segunda etapa e serão divididas em duas chaves de quatro, novamente com jogos de ida e volta. As duas melhores de cada grupo vão para a fase semifinal e jogam no sistema eliminatório (mata-mata) para definir as duas finalistas. A campeã e a vice têm vagas asseguradas para a Copa do Brasil 2011 e a terceira colocada geral se classifica para o Campeonato Brasileiro da Série D.
A grande novidade apresentada pela FBF e aprovada foi o rebaixamento de duas equipes para a segunda divisão estadual. Com isto, a partir de 2010, o campeão e o vice da divisão de acesso garantirão vaga no Baianão de 2011. Atualmente, apenas um clube é rebaixado (exigência dos filiados em reunião ocorrida em novembro do ano passado).
 
Outra novidade é o \\\'quadrangular da morte\\\', disputado pelos quatro times eliminados na primeira fase. Em jogos de ida e volta e em grupo único, seriam conhecidos os dois rebaixados para a Segunda Divisão Estadual. Para o presidente a fórmula ideal seria a mesma do campeonato deste ano, mas por conta da adequação do calendário, a proposta aprovada foi a que melhor se encaixou para o calendário estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve que fazer adequações em virtude da Copa do Mundo da África. “O grande desafio era justamente fazer uma competição atraente para o torcedor e para os clubes. Dentro desta proposição, a melhor fórmula foi essa e que apresenta jogos sendo disputados em 22 datas, sendo que destas 15 domingos”, avalia Ednaldo Rodrigues, complementando. “isso será muito importante porque se evitará também um maior desgaste dos atletas. Estamos contentes e confiantes que a competição de 2010 será muito boa e terá como conseqüência o sucesso de mídia e de público”.