NOTÃCIAS

NOTÃCIAS


Reunião hoje define detalhes do Nordestão

Publicado em 16/04/2010 ás 09:51:58

 

Dirigentes dos 16 clubes que formam a Liga do Nordeste vão participar hoje de uma reunião definitiva sobre o Campeonato do Nordeste, que volta a ser disputado após oito anos. O certame, que já tem o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teve a sua tabela e regulamento já foram divulgados. No encontro de hoje, que acontece em Natal/RN, devem ser definidos os últimos detalhes sobre o campeonato, que vai começar no dia 9 de junho, com o Fluminense estreando no Joia da Princesa enfrentando o Sport/PE.
A luta para se retornar o Campeonato do Nordeste se transformou numa saga, pois, desde 2002, os dirigentes de clube vêm fazendo diversas gestões junto à CBF para retomar a competição, que foi um sucesso de público e rendeu aos cofres dos clubes montantes significativos. Mas a não realização implicou em sérias complicações para várias equipes, que desde então tentam se reequilibrar mas não conseguem. Isso rendeu ações judiciais e, finalmente, depois de muito tempo, as agremiações ganharam a questão e o campeonato volta a ser disputado.
Já na última segunda-feira, além de receber a tabela e o regulamento da competição, o Fluminense recebeu o informativo da Liga do Nordeste com o teor da pauta que será discutida no encontro de hoje. “Nós deveremos discutir, entre outras coisas, o valor do preço dos ingressos, a divisão de rendas e patrocínios. Na oportunidade deverá ser assinado um contrato com a empresa Top Sports, que vai negociar patrocínios e direitos de transmissão do campeonato”, explica o presidente do Touro do Sertão, Luiz Paolilo Filho.
No comunicado, a Liga também informa que as agremiações deverão receber um adiantamento em torno de R$ 150 mil da cota de participação para começarem a arrumar as suas equipes visando a esta competição, que será disputada em paralelo à Copa do Mundo, período em que o Campeonato Brasileiro em todas as séries estará com suas atividades paralisadas. “Sabemos desta dificuldade, mas, se a Liga está viabilizando recursos, não temos como recuar, mesmo porque a situação financeira dos clubes nordestinos em geral não é boa. Mesmo daqueles que estão disputando as Séries A e B”, pondera o dirigente.
Paolilo não deixou de ressaltar a importância da competição para o Fluminense. “Em menos de dois anos, tivemos muitas atividades, começando pelo estadual do ano passado, a Série D e a Copa Jaques Wagner que nós ganhamos. Este ano já disputamos o Baiano e ainda temos mais três competições a disputar. Isso é muito bom, principalmente no sentido de se viabilizar patrocínios que fortalecem ainda mais o clube que a cada dia busca se estruturar”, ponderou.
O presidente vai estar hoje na capital potiguar com o presidente do Conselho Deliberativo, José Francisco Pinto, o Zé Chico. “A partir desta reunião vamos buscar viabilizar recursos para que o Fluminense entre tranquilo na disputa desta competição”, afirmou Paolilo.