NOTĂŤCIAS

NOTĂŤCIAS


Touro do Sertăo é mais uma vez destaque no Brasil esportivo

Publicado em 14/01/2018 ás 08:18:15


Igor Castello Branco
Rafael Kbça, torcedor do Fluminense de Feira de Santana  


O Flu de Feira voltou a ser destaque a nível nacional na última sexta-feira (12), quando o Globo Esporte estreou a nova série “Meu Xará” que conta como os quatro grande clubes do Rio de Janeiro inspiraram o surgimento de clubes homônimos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e como esses clubes se orgulham dos laços históricos com seus “irmãos cariocas”.- Havia outros xarás espalhados pelo Brasil. Mas a identidade visual foi fator decisivo na hora de selecionar quais histórias contaríamos. Todos os quatro homônimos dos grandes do Rio têm uniforme e distintivos muito semelhantes, quando não idênticos, aos dos homenageados. Também pesquisamos algum momento histórico de proximidade, algum traço íntimo. Seja porque os fundadores torciam para o clube carioca ou porque os dois lá atrás se enfrentaram em alguma partida importante - destaca o repórter Carlos Gil, idealizador da série.
 
Dentre os homônimos, o Flu de Feira teve destaque especial mediante não só a história narrada por figuras emblemáticas como Roberto Basílio, o Merrinho, carioca formado na base do Flamengo que veio para Feira de Santana fazer história. O “5 de ouro” fez parte da equipe que conquistou o título estadual de 1969. Outro depoimento importante foi do jornalista e historiador Adilson Simas, que contou detalhes da fundação do clube e todo o processo que transformou o tricolor feirense na “3ª força do Futebol Baiano”
 
Uma história que transpassa o tempo, uma paixão, uma amor que continua forte na atualidade reproduzida através de plataformas sociais. Foi produzindo vídeos com a torcida do Flu de Feira que o torcedor Rafael popularizou seu canal nas redes sociais para conectar a história de um clube que sonha alto a um mundo infinito de possibilidades na era digital.- A gente sempre chega no estádio pouco antes dos jogos para fazer aquela brincadeira, aquela resenha. E aí surgiu a ideia de pegar uma câmera e registrar toda festa que a gente faz e aí postar nas redes sociais. É uma forma de manter nossos torcedores conectados e, quem sabe, fazer com que a criançada vire Fluminense de Feira de Santana no futuro – disse Rafael Kbça, como é conhecido entre os torcedores do Flu de Feira.
 
O TOURO NAS ESCOLAS
 
 
Uma paixão que é reproduzida nas escolas de Feira de Santana. Hevelynn Franco Martins, a Musa do Fluminense e também professora, considerada como uma das principais torcedoras do Touro do Sertão está visitando escolas da cidade, onde tem oportunidade de falar sobre a história do time, a importância no cenário esportivo para assim captar novos torcedores para o principal clube de Feira de Santana. “É um projeto meu, que tem como objetivo integrar o clube com a comunidade, principalmente as crianças que estão começando a entender sobre o esporte e podem vir a torcer pelo clube da cidade. Contar a história, falar de jogadores, de partidas inesquecíveis, das conquistas é uma forma de atrair o interesse das crianças para que venham a ser torcedores e torcedoras do Fluminense”, afirmou Hevelynn
 
A Musa tem sido bem recepcionada pelos professores, a direção e principalmente pelos alunos que lotam o espaço para acompanhar este momento, que inclusive foi registrado pelo Globo Esporte. O evento também foi prestigiado por Souza Brito, ex-atacante que deu muitas alegrias ao Fluminense no passado e que hoje coordena um projeto de captação de novos talentos para o esporte. “Foi um momento maravilhoso porque contamos com a presença de amigos da imprensa, do Souza que fez questão de levar os alunos do seu projeto para acompanharem a palestra e obviamente foi é uma honra, um prazer indescritível saber que dessa forma conseguimos cativar mais e mais crianças”, afirmou Hevelynn que pretende levar este projeto a outras unidades de ensino em Feira de Santana.
 
 
PROJETOS
O presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense, José Francisco Pinto, o Zé Chico, também fez parte da reportagem, onde falou dos projetos do clube para 2018, que passam pela estruturação do CT Noide Cerqueira, além de fazer uma grande temporada este ano. “O Fluminense é um grande clube do Brasil por tudo o que representa e por conta disso a nossa missão é honrar e melhorar cada vez mais esta condição buscando fazer grandes campanhas, participar de competições, galgar posições que ratifiquem a nossa condição de 3ª força do futebol baiano”, afirmou.