Fluminense de Feira de Santana Futebol Clube - Bahia

Fluminense
Jacuipense
21/11/2018 ás 16:00:00
Estádio Eliel Martins - Valfredão - Riachão do Jacuiípe
Notícias

Publicada em 23 de Novembro de 2017 ás 06:59:36
FBF e clubes definem fórmula de disputa do Baianão 2018
Ascom/FBF
Os dirigentes discutiram todos os aspectos técnicos da competição



Enquanto o ano de 2017 se aproxima do fim, a Federação Bahiana de Futebol já prepara a temporada 2018 do futebol da Bahia. Por isso, a cerca de 60 dias do seu início, o Baianão 2018 teve seus últimos detalhes definidos. Na sede da entidade, na tarde de ontem (22), os clubes e a diretoria da FBF realizaram a Reunião do Conselho Técnico da Competição. No encontro, conhecido como o primeiro passo rumo à disputa do maior campeonato estadual do Norte-Nordeste do país foi escolhida a fórmula de disputa da Série A. O Flu de Feira foi representado pelo vice-presidente de futebol, Luiz Paolilo Filho, e o diretor de futebol José Francisco Pinto, o Zé Chico. 
 
Todos os dez clubes participantes, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Atlântico Esporte Clube e Associação Desportiva Jequié foram representados na reunião, comandada pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. O dirigente teve ao seu lado o vice-presidente da entidade, Ricardo de Lima, a diretora técnica, Taíse Galvão, e o assessor jurídico, Manfredo Lessa.
 
Os dirigentes discutiram todos os aspectos técnicos da competição, como cumprimento do regulamento e estatuto do torcedor, além da regularização dos laudos técnicos dos estádios, antes da definição do sistema de disputa.
A fórmula apresentada pela diretoria da FBF foi aprovada . Na primeira fase, os dez clubes ficarão em um mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão à segunda fase, de semifinal. Já a semifinal será disputada em jogos de ida e volta, com as quaro equipes divididas em dois grupos (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois vencedores da segunda fase farão a final do estadual, também em duas partidas.
 
Quanto ao sistema de descenso, os clubes decidiram, também em votação, que apenas uma equipe será rebaixada. A última colocada na 1ª fase do Baianão 2018 será rebaixada para a Série B do Baianão 2019. A fórmula foi toda planejada com base no calendário de 2018 da CBF, que exige estaduais enxutos e por isso cedeu apenas 13 datas para sua realização. A Série A do Baianão será iniciada em 21 de janeiro e encerrada em 8 de abril, sendo conciliada com as Copas do Nordeste e do Brasil.
Conforme deliberado na reunião entre a CBF, as Federações de Futebol do Nordeste e os clubes, no dia 14 de fevereiro, o sistema de acesso à Copa do Nordeste terá novidades. Terá direito à 1ª vaga para disputar a competição regional em 2019 o campeão do Baianão 2018.
 
A 2ª vaga no Nordestão será do primeiro clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF. O segundo clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF terá direito à vaga na Pré-Copa do Nordeste.
Por decisão dos clubes, em votação, o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão 2018 garantirão as três vagas na Copa do Brasil de 2019.
 
Também por decisão dos clubes, em votação, as três vagas na Série D do Brasileirão 2019 serão dos três clubes melhores colocados no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras Séries do Brasileirão. Apenas os representantes do Vitória da Conquista e Jacobina votaram para que uma vaga da Série D fosse destinada à Copa Governador do Estado.
 
 
 
Site ofiicial da FBF
 
Cristiano Alves - Ascom Fluminense de Feira

 

 
Mais Notícias
08 de Dezembro de 2017 ás 07:18:04
Flu inaugura loja de material esportivo

08 de Dezembro de 2017 ás 06:52:51
Elenco intensifica treinos físicos em Santo Estevão

06 de Dezembro de 2017 ás 12:25:54
Projeto leva a história do Fluminense a escolas feirenses

06 de Dezembro de 2017 ás 07:45:04
Flu tem amistoso com Itabaiana no dia 21 de dezembro

05 de Dezembro de 2017 ás 07:58:26
Flu de Feira terá uma média de 26 anos no elenco para 2018

Apoio